Que os médicos plantonistas têm uma série de responsabilidades, ainda mais pelos seus atendimentos serem de emergência/urgência, todos já sabem. Agora, você já se perguntou quais responsabilidades são essas e se há exceções?
As principais proibições para os médicos plantonistas são: deixar de comparecer, se atrasar ou abandonar o plantão sem um substituto. Mas claro que há exceções, tais como as listadas abaixo:
- O médico se envolveu em um acidente de carro;
- Alagamento na cidade;
- O profissional apresentou algum problema de saúde;
- O plantonista se deparou com alguma situação de urgência médica no caminho até o hospital e cumpriu o dever de prestar socorro.
Além das proibições, é importante o médico plantonista se atentar aos deveres e obrigações, como respeitar as prescrições e tratamentos indicados pelo plantonista anterior e informar o quadro clínico dos pacientes para o médico substituto. E atenção! Mesmo na correria do plantão, o plantonista não deve delegar atos privativos de médicos a outros profissionais, como enfermeiros e técnicos de enfermagem.
Me conta nos comentários se você médico plantonista já passou por alguma das exceções e precisou deixar de comparecer ao plantão! Você agiu corretamente diante desse empecilho?
Em colaboração com Sofia de Freitas
コメント