Em quase todos os casos em que pacientes apresentam complicações pós-operatórias, o médico ou cirurgião-dentista me diz que o paciente não cumpriu as obrigações pós-cirúrgicas recomendadas, e que isso foi determinante para o surgimento da complicação.
Contudo, a maioria desses profissionais não possui provas suficientes à comprovação dessa situação, e se sentem injustiçados por serem responsabilizados por uma conduta que sabem que decorre de uma atitude do próprio paciente.
Nesse caso, há uma solução muito boa para a situação, que além de gerar registros do cumprimento das recomendações pós-cirúrgicas, ainda incentiva o paciente a cumpri-las.
É possível inserir uma cláusula no TCLE que estabeleça que o paciente deverá enviar ao profissional, todos os dias via Whatsapp, uma imagem que demonstre o cumprimento das recomendações pós-operatórias, principalmente no que diz respeito à utilização de curativos e medicamentos.
Caso o paciente não arque com essa responsabilidade, o profissional já terá um registro forte e seguro de que ele não agiu conforme o esperado no período de recuperação do procedimento.
● Em colaboração com Sofia de Freitas
Comments