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Foto do escritorTiago Retes

Como lidar com as complicações de outros profissionais

Você já atendeu paciente que teve complicação com outro profissional?

Pensando nisso, separamos certos cuidados a serem adotados pelos profissionais que forem atender pacientes que tiveram complicações em atendimentos anteriores, tais como:


  1. Tire foto e descreva minuciosamente no prontuário o quadro clínico da paciente quando ele chegou ao seu consultório;

  2. Explique bem ao paciente as limitações da realização desse atendimento secundário, colocando isso de forma bem clara no prontuário e solicitando a assinatura do paciente no prontuário;

  3. Por fim, tenha no seu TCLE uma cláusula informando das limitações desse tratamento e que esse atendimento é reparador.


Além das dicas acima, duas outras informações são importantes em relação ao tratamento secundário vindo de complicações com outro profissional. Primeiro que, não sendo uma situação de urgência, você, profissional da saúde, não é obrigado a atender esse paciente. Além disso, juridicamente falando, não faz diferença se o atendimento anterior, que gerou uma complicação, foi feito por um médico, cirurgião dentista, biomédico etc. Se a partir do momento que a situação não é de urgência e você resolveu atender a complicação, ela é rigorosamente a mesma. Em outras palavras, se você é médico ou cirurgião dentista e está atendendo um paciente que teve complicação com outro profissional, não faz diferença, para você, quem era esse profissional. Foque no atendimento de excelência e, sobretudo, em registrar de forma correta e segura que a complicação não foi gerada por você.




  • Em colaboração com Sofia de Freitas

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