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Foto do escritorTiago Retes

Como agir se o paciente fugir com o prontuário

Pense sobre o seguinte caso: 

Pense sobre o seguinte caso:

Um paciente com um histórico problemático e que já havia gerado algumas confusões na sua clínica, retornou ao seu consultório para reclamar de um procedimento estético. Durante a conversa com uma funcionária da clínica, a profissional deixou os documentos dele na mesa, mas sob a sua vigilância. Como o paciente ficou bem exaltado, ela precisou sair da sala por uma fração de segundos para solicitar ajuda, e o paciente aproveitou a deixa para pegar todos os seus documentos em cima da mesa e fugiu do consultório.


Essa é uma situação grave por duas razões:

  1. Esse paciente possivelmente quer processar a clínica e o profissional que realizou o procedimento;

  2.  Agora, a clínica não possui mais os documentos que registram todo o atendimento do paciente, o que fragiliza uma eventual defesa necessária.



E agora?

É muito importante saber como agir em casos como esses, mesmo parecendo uma situação super hipotética. A melhor forma de comprovar que houve o furto desses documentos, principalmente do prontuário, é, primeiramente, registrar um boletim de ocorrência ou uma notícia crime, relatando o fato. Depois, é necessário que haja a comunicação com o Conselho do furto/extravio, anexando à comunicação o BO/Notícia Crime. Por fim, elabore novos documentos sobre o atendimento do paciente, com todas as informações que constavam nos documentos extraviados e, para aumentar uma possível defesa, anexe o BO/Notícia crime junto ao novo prontuário.


Ademais, na era digital, é possível evitar que situações como essa aconteçam, bem como, que você, profissional da saúde, perca os documentos físicos por um leve descuido ou negligência. Para isso, é recomendado o arquivamento desses documentos, principalmente pelos backups. Opte por nuvens digitais seguras e certificadas, que irão proteger os dados de vazamentos ao mesmo tempo em que irão garantir ao profissional a segurança de não passar por situações semelhantes à do meu cliente.



  • Em colaboração com Sofia de Freitas 

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