top of page
Foto do escritorTiago Retes

3 dicas para evitar problemas com o paciente modelo

Atualizado: 19 de set. de 2024

Pacientes modelo fazem parte do dia-a-dia dos profissionais de saúde, principalmente dos que trabalham com procedimentos. Mas você sabia que uma conduta inadequada com esses pacientes pode te gerar uma série de problemas judiciais e perante os Conselhos?

Por isso, no assunto de hoje, eu resolvi trazer 3 dicas para ajudar você, médico, biomédico e/ou cirurgião-dentista a evitar problemas futuros com esses pacientes.

 

  1. Não faça publicidade buscando esses pacientes, já que os Conselhos interpretam essa atitude como uma infração ética. Prefira captá-los no “boca a boca”.

 

  1. Não dispense, de forma alguma, o preenchimento dos documentos médicos desses pacientes! Tenha um bom TCLE, preencha o prontuário com cuidado, tenha o registro de imagens do antes e depois do procedimento, etc. Mantenha a mesma conduta dos pacientes “regulares”.

 

  1. Tenha um bom contrato que especifique todas os acordos que você faça com o paciente modelo. Não se esqueça de abordar questões importantes, como sobre quem arcará com os custos de eventuais retoques e utilização das imagens dos procedimentos realizados para fins comerciais.

 

Importante lembrar que, se você decidir postar as fotos dos procedimentos realizados no paciente modelo, você deve seguir normalmente as normas de publicidade e propaganda do seu Conselho, além do paciente aceitar que haja a divulgação de suas fotos.


*Com colaboração de Sofia de Freitas

1 visualização0 comentário

Posts recentes

Ver tudo

Kommentare


bottom of page